GASTRONOMIA E SEUS SEGREDOS

10/12/2018 - Por: Assessoria
 
Escreva aqui a legenda da foto

A alimentação humana é cheia de significados e experiências sobre ideias, rituais além de ser resultante de forte impacto cultural e econômico. A imagem que aqui se expõe é de uma revista russa da área agrícola mostrando o domínio das sementes – Monsanto, Dupont nos Estados Unidos. Syngenta e Bayer na Europa, Sakata na Ásia, apenas para citar os líderes. Esta imagem seria bem diferente se estivéssemos no século 17 ou 18, mas o impacto das mudanças na alimentação veio mesmo no século 20, com a Revolução Verde, que impactou a produção mundial com estratégias de mecanização, melhoria de sementes e outras. A revista russa mostra o domínio das sementes atrás das quais estão as grandes organizações e a nossa alimentação.

Onde ficam, então, nossas escolhas alimentares se as sementes tomam um caminho que já define opções? Ficam no coração do homem. Ali estão histórias, gostos que desenvolveu desde pequeno, com a família e os ancestrais e, adulto, aprendizados que teve na interação com múltiplas culturas e pessoas – tudo também com forte presença em suas escolhas. Os índios brasileiros tinham sua base de alimentação na mandioca, macaxeira ou aipim, milho, carne de caças, frutas silvestres, peixes, raízes, e poucas ou nenhuma folha.Quem não usufruiu de sua influência, ao comer beijus, tapiocas, pirão, cozidos na folha de bananeira? Para os tupinambás, embriaguez era símbolo de virilidade. Reconhece algum destes sabores ou valores sócio-culturais noseu coração e mente?

No coração do homem ainda estão outros valores, além de seus sabores. Ali estão movimentos de seu corpo que determinam escolhas. Já acordou nomeio da noite pensando: que vontade de comer algo doce! Dizem que quem usa muito o cérebro, às vezes precisa de reposição de açúcar. Sabe-se lá que enciclopédias a pessoa leu antes de dormir...

Saindo da influência econômica, conhecer sabores, texturas, temperos é um caminho de aprendizado cultural, social e físico. São segredos que primeiro nosso corpo assimila e, depois, se transformam em prazeres da mesa. Ah! A mesa. Ali reina, para muitos de nós brasileiros, o vinho e o malte das cervejas, as louças, os copos, tudo junto e misturado com a herança de nossos avós, a força dos imigrantes que acorreram à terra brasileira, o encantamento com outras culturas em nossas viagens. É um mundo maravilhosamente amplo.

Ao fumar um Cohiba ou Montecristo, ao final de um jantar, não estará somente usufruindo, prazeroso, um puro cubano. Nas fábricas de tabaco, há mais de século emeio, foi introduzida a figura do leitor de tabaqueiras. Elelê em voz alta para os trabalhadores das fábricas, e com isso, promovem aelevação cultural e até definem o ritmo do trabalho. Mas este leitor de tabaqueiras – hoje, ´Patrimônio Cultural de Cuba" -lê o que? Desde o jornal do dia aos romances deBalzac, e até Dan Brown. Quando você fumar o próximo puro cubano, verdadeiro prazer que encerra o ritual de um jantar, quem sabe não sentirá o sabor de emoções que aceleraram o coração de um moço cubano, enrolando as folhas de um Romeu y Julieta, e abrindo a imaginação pela visão de Balzac sobre as paixões humanas.

Segredos de cada cultura influenciando a nossa. Segredos de cada um transformando e alegrando nosso coração.

O ciclo de eventos Gastronomia e Seus Segredos objetiva desvendar vários destes segredos da alimentação na cultura de países e em nossa cultura. Abrir estes horizontes é exponenciar seus aspectos culturais e gerar compreensão de tudo que nos liga como humanos nesteplaneta.

O primeiro evento será às 20h, em 13.12.2018 (quinta-feira), no restaurante TORNIAMO LOCALIZADO NO HOTEL XÊNIUS NO BAIRRO DO CABO BRANCO. O tema será a mistura intrigante do doce e do salgado, em um jantar que foi preparado pelo Chef Filipe Tavares e orientado pelos vinhos do sommelier Otoniel Costa, que é considerado como um dos melhores em nosso país.

Contato: (083) 9 9622-2225

Acesse o Instagram do Notícia Extra

https://www.instagram.com/noticia_extra/

Leia as notícias mais acessadas do Brasil e do Mundo http://www.noticiaextra.com/

 

Envie seu Comentário