As (in) glórias da advocacia

13/08/2017 22h27 - Por: Adm
Escreva aqui a legenda da fotoEscreva aqui a legenda da foto

A multiplicidade de profissões e.de saberes, todas elas importantes no campo social, elevam e dão dignidade a aqueles que, vocacionalmente, abraçam seus misteres, num gesto de amor e de querência pelo que faz.

Tanto a mim como a milhares de colegas, deu-se a possibilidade de, após anos de uma faculdade, exame de ordem e outros adendos, alcançar a graça de poder, como que no coroamento de tantos anos de estudo, a benevolência de ser advogado, vocacionado a pelejar a busca da efetivação da justiça, para aqueles que a suplicam.

O cuidado em olhar a advocacia como um não instrumento de vaidade ou glória, leva aos que militam, na atualidade, a perceber alguns aspectos não menos relevantes: a de que ser advogado não é sinônimo de ser "rico" e que os desencantos com a morosidade e morbidez de um judiciário falido, pesado e corporativista só eleva, por vezes, a uma desmotivação e descrença em ver, salvo raras exceções, a máquina judiciária sendo voltada para a efetivação do que é justo e não, apenas, casual.

Sim, amigos, é possível afirmar, nos dias de hoje, que o advogado, ávido em construir toda uma petição inicial, concisa e carreada de provas substancias, ser, simplesmente DESCONSIDERADA, pelo fato do outro litigante carregar consigo UM SOBRENOME "PEDIGREE", vendo as suas noites insones atiradas ao léu. Nem mesmo uma boa sustentação oral é capaz de fazer as "ALTAS EXCELENCIAS" descerem de seus pedestais e dizer: "O NOBRE ADVOGADO TEM RAZÃO.......E POR ISSO, ESTOU REVENDO MINHA DECISÃO".

Basta dizer o pavor que é para as ALTAS EXCELÊNCIAS (salvo raras exceções) a distribuição de um simples EMBARGO DE DECLARAÇÃO que, caso seja acolhida, na cabeça de alguns seria um "ATESTADO DE INEFICIENCIA DO ATO DE JULGAR" (mesmo com flagrante obscuridade, omissão e contradição)

Daí o que resta ao pobre causídico???? Pelejar........Apelar.....Agravar......,o que, a bem da verdade, acaba por tornar o pobre advogado (que na maioria das vezes, não carrega consigo certos SOBRENOMES DE ALTA PATENTE E NEM POSSUI OS TERNOS COMPRADOS NAS MAIS FINAS GRIFES – sobrando para ele, apenas, as promoções das Lojas Colombo), vítima de sua crença, tendo que correr feito um "maluco", num sol causticante e em plena Avenida João Machado, João Pessoa PB, as 12:00 ou 13:00 HORAS da tarde, numa alucinante ponte aérea entre o FORUM CIVEL- FORUM CRIMINAL- TRIBUNAL DE JUSTIÇA, na vã tentativa de tentar, ao menos, UM "DESPACHINHO", OU UMA CONVERSA DE "PE DE OUVIDO" COM JUIZ (para ver aquele processo "tartaruga" ser, ao menos, CONCLUSO).

No vai e vem da porfia advocatícia da "maioria engravatada", filiada a ORDEM DOS "ESQUENTA BUCHOS DE BALCÕES", só resta a dificuldade e a tristeza ao ver as cancelas entre O BALCÃO E O DISTANTE GABINETE DAS EXCELÊNCIAS, rodeados de assessores (as), onde, acaba por enterrar, naquilo que só gato sabe fazer, A RETÓRICA E VÃ ESPERANÇA DE QUE, ENTRE NÓS, POBRES PATRONOS E JULGADORES, NÃO HÁ DISTANCIAS. Pelo contrário, o que se constata é a ENORME E SEDIMENTADA VAIDADE DOS QUE SE ACHAM ACIMA DE NÓS. Mas, afinal, todos – sem exceção- não são operadores do mesmo direito, que move, tanto os sonhos dos que buscam POSTULAR COMO O DOS QUE DEVEM DECIDIR ??

Afora o exposto, ainda há a cobrança da clientela que, por vezes, insistentemente ( até em dias de Domingo), surgem com a célebre pergunta: "DOUTOR, E AÍ?? O PROCESSO NÃO ESTÁ DEMORANDO DEMAIS NÃO??. Mas, não são esses "quebra molas" existenciais que fará soar a inconveniência do "sacerdócio" da ADVOCACIA, POIS ESTA É A PROFISSÃO DOS FORTES E CONVIDADOS A FAZER DOS IDEAIS DE JUSTIÇA A SUA MAIS ALTA CONCRETIZAÇÃO!!!!

Em meio as sombras, FIAT LUX!!!!!

Parabéns a nós!!!!!!

E como dizia José Américo, na volta ninguém se perde, então nos vemos na volta!!!!!

JOÃO PESSOA, 11 DE AGOSTO DE 2017

RINGSON MONTEIRO DE TOLEDO

ADVOGADO E FILÓSOFO

EMAIL: RINGOADVOGADO@HOTMAIL.COM

Escreva sua matéria aqui.

 
 

Envie seu Comentário

Envie seu Comentário