João Pessoa: 28 de abril de 2024

Caravana Interatos leva espetáculo de dança ao município de Mogeiro

Publicado em: 15 de agosto de 2023

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (18), mais uma atividade da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Mogeiro, que recebe o espetáculo de dança ‘Fervo’, criado e encenado por Edigar Palmeira sob direção artística de Bernardo Souza, que também assina a iluminação e coreografia de Erik Breno. A classificação etária é livre e a apresentação gratuita começa às 19h, no Teatro José Silveira, localizado no Centro Histórico Cultural São João Batista.

O espetáculo traz a trilha original executada ao vivo por Daniel (Big) Jesi e Rodrigo Melo, respectivamente produtor e músico, paraibanos que criam uma espécie de cronotopia, de celebração de ressignificação e atualização das tradições, a música é parte fundamental nessa história, das fanfarras e dobrados militares ao frevo sintético surge uma manifestação original fruto desse imenso painel cultural chamado Brasil.

No intuito de investigar e explorar as corporeidades presentes no Frevo, o espetáculo “Fervo” busca traçar uma genealogia dessa manifestação, visitando na capoeira e samba aspectos gestuais e rituais que se conservaram no tempo, atualizando-se de uma manifestação a outra e presentes no Frevo. O espetáculo se desenvolve numa passarela de cadeiras/espectadores e tem em uma das pontas o dançarino-ator e na outra um músico que, através de música eletrônica sampleada ao vivo e improvisada ora propõe, ora acompanha a caminhada dos movimentos do dançarino organizada em três atos.

No primeiro ato é apresentada uma evolução de sons e gestos da Capoeira que se desdobra no Samba e no Frevo, realizando nesses um contrabando de sua ginga e sinuosidade natural. Uma corporeidade que se atualiza conservando os rastros de sua expressão ancestral. No segundo ato, de performance teatralizada e interação com os presentes, compõe se com os sons e ambiência produzidos, os gestos e movimentos performados e com as provocações ao público a paisagem que experimenta o folião do carnaval de rua, situando dançarino-ator e plateia num mesmo espaço imaginário. Um rito coletivo, agora explicitado pela cena. No terceiro ato, performando um rito de “abre-caminho” para cada espectador, o dançarino convida o público a partilhar a pista num gesto em que o Frevo, situado na sua história como resistência e celebração, se converte em “Fervo”.

Edigar Palmeira – Como artista transita entre os campos da dança, teatro, cinema e artes visuais, mesclando saberes, estudos e experimentações tecendo uma malha criativa cheia de referências e que se estende aos vários formatos, desde as danças folclóricas e folguedos populares, ao estudo sobre ondas sonoras e suas afetações no corpo. A investigação é uma característica do trabalho do artista que busca desconstruir conceitos básicos, atribuindo aos mesmos, novos valores estabelecidos a partir da compreensão simbólica da obra.  Desde 2006 integra o Coletivo Tanz onde atua como dançarino e diretor. Consta ainda no seu currículo participação nas seguintes companhias:  Esther Weitzman companhia de dança (Rio de Janeiro-RJ) Atuação: bailarino (2009)∙ Cia. Vias da Dança (Recife-PE). Atuação: Bailarino / Período: 2007 a 2008 ∙ Terra Brasilis Cia. de dança (Campina Grande) Atuação: Bailarino e diretor artístico / Período: 2006 – 2011. Participação em importantes festivais nacionais e internacionais.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.

A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha dessas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Caravana Interatos – Dança – Mogeiro 

Espetáculo: Fervo

Data:18/08

Horário: 19h

Local: Teatro José Silveira – Centro Histórico Cultural São João Batista

Entrada gratuita

SECOM

Tags:

Compartile: