João Pessoa: 29 de março de 2024

Alhandra continua vacinando contra a febre aftosa; apenas nesta quinta-feira 54 animais bovinos foram imunizados

Publicado em: 25 de maio de 2023

Desde o início deste mês a Prefeitura de Alhandra vem desenvolvendo ações da 1º etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa no município de Alhandra. Além da distribuição de imunizantes aos produtores agropecuários, a Prefeitura faz o acompanhamento por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Governo do Estado. Nesta quinta-feira(25), a ação aconteceu em propriedade privada.

“Estamos aqui no sítio São Bento e acompanhamos esta ação de vacinação contra a febre aftosa com a equipe da Defesa Agropecuária do Governo do Estado. Hoje fizemos a imunização acompanhada de 54 animais bovinos. A nossa estimativa é vacinar em todo o território municipal 1.770 animais”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Antonio.

Estamos na primeira etapa da campanha que vai até o dia 31 de maio, período em que a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento estará recebendo os pecuaristas, das 8h às 12h, de segunda a sexta. O órgão fica às margens da rodovia estadual, PB 034, no bairro Nova Alhandra, na antiga Casa das Artes.

A vacina é destinada para bovinos e bubalinos de todas as idades. A Prefeitura de Alhandra, disponibiliza dois vacinadores e uma equipe que irá acompanhar os profissionais mesmo que os pecuaristas façam a vacinação. As ações também deverão receber acompanhamento de representantes do Governo do Estado.

As vacinas devem ser mantidas em 2 e 8 graus Celsius (°C) desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.

Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros (ml) na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual. Mais informações ao produtor estão disponíveis na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

fonte: Secom

Compartile:

Tags: