João Pessoa: 29 de março de 2024

Lula realiza viagem ao Japão nesta quarta-feira para participar da Cúpula do G7

Publicado em: 17 de maio de 2023

Lula realiza viagem ao Japão nesta quarta-feira para participar da Cúpula do G7

Por Paraíba Master

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quarta-feira (17) para Hiroshima, no Japão, onde participará do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7 no sábado (20) e domingo (21). A chegada dele é prevista para a sexta-feira (19).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanha o presidente na viagem.

Esta será a sétima participação de Lula em reuniões do G7 como convidado. Neste ano, o presidente brasileiro foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

O G7 é o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Além dos países do grupo e do Brasil, foram convidados para a reunião Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã.

Também haverá a presença de representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde, da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia.

As prioridades do governo japonês para debate na reunião são: conflito na Ucrânia; acompanhamento da dinâmica inflacionária; enfrentamento das vulnerabilidades dos países de média e baixa renda; transição climática e energética; avaliação da conjuntura econômica; mobilização de recursos financeiros para a transição climática; fortalecimento da arquitetura internacional no campo da saúde pública.

Agenda e prioridades

Lula e a delegação brasileira deverão ter como um dos elementos centrais da viagem a interlocução com outros chefes de estado de países em desenvolvimento.

Estão confirmados encontros com primeiro-ministro da Índia e o presidente da Indonésia. Outros encontros estão sendo alinhados pelo governo.

Além disso, a questão do acesso a alimentos e segurança alimentar será encarada como tema principal. O tópico deverá abordar o fornecimento de alimentos pela Ucrânia.

Há um convite do Japão para que todos os chefes de Estado do G7 e convidados visitem o parque memorial da paz de Hiroshima.

Lula e o G7

O presidente do Brasil volta a ser convidado para as reuniões do G7 após 14 anos. O país foi convidado para os encontros em seis ocasiões entre 2003 e 2009, durante os governos do petista.

O governo federal afirma que a ida de Lula a mais esta reunião do grupo marca “a retomada do engajamento do Brasil com o G7 e consolidando a percepção de equilíbrio no posicionamento do país em temas sensíveis do cenário internacional”.

Histórico de participações do Brasil em Cúpulas do G7

Em 2003, o Brasil participou da Cúpula de Évian-les-Bains, a convite da França; em 2005, da Cúpula de Gleneagles, a convite do Reino Unido; 2006, Cúpula de São Peterburgo, a convite da Rússia (então membro do G8); 2007, Cúpula de Heiligendamm, a convite da Alemanha; 2008, Cúpula de Hokkaido, a convite do Japão; e 2009, Cúpula de L’Aquila, a convite da Itália.

Paraíba Master com informações da CNN 

Compartile:

Tags: