João Pessoa: 28 de março de 2024

Alhandra realiza formação sobre atendimento humanizado ao público LGBTQIAP+ no município

Publicado em: 17 de maio de 2023

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, através da Coordenadoria da Mulher e Diversidade Humana realizou nesta terça-feira(16) uma formação para os servidores do município de Alhandra e todos os componentes do Sistema de Garantia. O encontro contou com a presença da vice-prefeita, Zilda do Varejão, dos secretários municipais e do público convidado.  O tema da formação foi “Atendimento humanizado ao público LGBTQIAP+ e estratégias para o enfrentamento à homofobia no território”.

O evento foi realizado no Centro Social Gilberto Valério e iniciou por volta das 9h da manhã. A vice-prefeita, Zilda do Varejão, falou da formação que tem o objetivo fazer com que o município possa oferecer atendimento humanizado ao público LGBT. “Hoje a prefeitura ofereceu um curso de formação aos nossos servidores para que eles possam atender de forma humanizada o público LGBT. Sabemos que eles merecem todo o nosso respeito e esse curso de formação veio para deixar todos os nossos servidores capacitados e assim eles possam ser atendidos de forma correta”, disse a vice-prefeita, Zilda do Varejão.

“Hoje estamos realizando esse evento  voltado para o público LGBT que enfatiza o atendimento humanizado que esse público deve receber nas repartições públicas. E nós enquanto política pública da Assistência Social reunimos toda a rede e autoridades para que possamos tratar com as pessoas que recebem esse público nos seus setores. Sendo assim, para que eles possam ser bem recebidos e ter seus direitos garantidos e a palavra de hoje é respeito para todos”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Juliana Vidal.

O palestrante e coordenador do espaço LGBT do Estado da Paraíba, Kleber Marques, falou sobre o tema logo depois que a mesa foi desfeita. “É extremamente importante esse momento de formação porque nos serviços convencionais onde não se fala sobre diversidade, acaba que ocorre a reprodução da violência institucional. Então, a população LGBT que já é injuriada no contexto familiar passa por inúmeras violências e descrenças e não pertencimento no contexto da família vem em busca da efetividade da garantia de seus direitos sociais nos equipamentos e nas unidades públicas e acabam lhe dando com preconceito, e descriminação, com não compreensão dessa diversidade”, disse Kleber Marques.

O promotor de Justiça, João Benjamim, falou que a formação é o pontapé inicial pois estamos num processo de modificação de cultura. “A formação é apenas o pontapé, pois estamos num processo de modificação de cultura. Porque a homofobia e a transfobia elas estão permeadas no seio da sociedade e não seria diferente no serviço público. Por isso  essa capacitação é extremamente importante, ela é paradigmática para que o serviço público acolha o público LGBTQIAP+ com dignidade e com respeito que eles merecem quanto cidadão”, disse o promotor de Justiça, em Alhandra, João Benjamim.

Estavam presente ao evento representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal da Mulher e da Diversidade Humana e demais convidados.

O encontro serviu para levantar questões relevantes quanto a busca pelo atendimento humanizado para o público LGBTQIAP+ no município de Alhandra. O delegado de Polícia Civil, Ademir Fernandes, disse que uma formação com esta deveria ser seguida pelos demais municípios. “ Parabenizo a Prefeitura, acho que todos os municípios dos estados têm que fazer isso. É uma política pública importante. A sociedade está mudando e temos que ter essa visão, esse respeito. Esse comportamento que cada um tem a sua maneira de ser, tem a sua natureza e nós quanto funcionários públicos devemos respeitar, saber trabalhar, saber receber essas pessoas, todas as pessoas”, disse o delegado de polícia civil, Ademir Fernandes.

O representante LGBT, Victor Lispector, disse que não quer só resistir, quer viver.  “Eu sou de Alhandra e é a primeira vez que vejo um evento, explicitamente para a comunidade LGBTQIAP+ isso é muito importante, pois não é um evento velado, às escondidas que não vai falar pelas entrelinhas. Aqui falamos sobre um problema social que não fomos nós que criamos, mas que nós sofremos as consequências dele. Então, ser parte da comunidade LGBTQIAP+ é sobretudo resistir, mas eu não quero só resistir. Eu quero viver, quero ser feliz, quero continuar construindo coisas. A gestão pública movimentar esse dia, fazer um evento, fazer uma formação para pessoas que queiram que se disponibilize a ter essa sensibilização e humanização é de extrema importância”, disse Victor Lispector.

A Coordenadora do Coordenadoria da Mulher e Diversidade Humana, Madalena Dias, falou da necessidade do evento e que a população LGBTQIAP+ deve ser tratada com respeito e dignidade.  “Este evento foi pensado a partir da necessidade. Nós visualizamos um território, algumas demandas de formas de tratamento na população LGBTQIAP+ que chegou até a Coordenadoria  que estavam sendo tratada de forma inadequada e o propósito deste evento é justamente esse, é fazer com haja tratamento humanizado. Tratamento de qualidade e que as pessoas cheguem até o serviços públicos e recebam atendimento de qualidade, com respeito com dignidade”, disse Madalena Dias.

A tarde foi realizada uma roda de conversa com a participação da representante da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana do Governo do Estado, Marília Guedes. Ela apresentou os marcos jurídicos, logo após foi aberto para debater o assunto.

O encontro contou também com a presença do secretário municipal de Educação, Fernando Lima. Com ele também estava a equipe pedagógica da rede municipal de ensino. A secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Juliana Vidal e servidores da pasta.

fonte: Secom

Compartile:

Tags: