João Pessoa: 28 de março de 2024

Gestão da Saúde da Paraíba continua sendo modelo para outros estados brasileiros

Publicado em: 12 de maio de 2023

 

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, na manhã desta quinta-feira (11). A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento do modelo de gestão de saúde pública feito pela Fundação, e também as dependências do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade que é gerida pela PB Saúde.

A comitiva de Goiás, composta pela secretária adjunta da Saúde, Anamaria Arruda; pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller; e por representantes dos dois órgãos, foi acompanhada pela secretária adjunta de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega; pela diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega; pelo diretor administrativo e financeiro da Fundação, Alexandre Farias; pelo diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra; e por dirigentes da unidade hospitalar.

Durante a visita, eles conheceram o moderno Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, com hemodinâmica, ressonância magnética, entre outros equipamentos; a ala pediátrica da unidade; e também participaram de uma reunião com o diretor-superintendente da Fundação, Luiz Gustavo César.

“Nesta reunião, apresentamos todos os resultados positivos que conquistamos ao longo deste breve, porém exitoso, período de existência da PB Saúde, com as metas e resultados que alcançamos, sobretudo neste ano de 2023, para mostrar que este modelo de gestão pública tem sim a capacidade de fazer um gerenciamento adequado, ágil e eficiente dos hospitais e serviços em saúde da Paraíba”, disse Luiz Gustavo.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, a ideia para a visita se deu a partir dos encontros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), quando a equipe de Goiás teve a ideia de aproximar a agenda para conhecer a experiência executada no estado. “Nós apresentamos todos os instrumentos de gestão da PB Saúde, desde o modelo da etapa de convocação, quando a Fundação solicita e apresenta um plano de gestão de um novo hospital, até o funcionamento efetivo da gestão, e também a fiscalização e o acompanhamento do devido contrato”, disse Renata Nóbrega.

Para a secretária adjunta de Saúde de Goiás, Anamaria Arruda, a visita foi proveitosa. O estado centro-oestino está estudando novos modelos de gestão da rede hospitalar e viu, na visita, uma oportunidade de conhecer o modelo de gestão por fundação pública de direito privado.
“Foi muito interessante conhecer todas as etapas de como foi a transição, na Paraíba, para o modelo por fundação. Durante a reunião, pudemos debater todos os desafios que foram encontrados nesta transição, assim como quais foram as estratégias pensadas para superá-los, e foi possível perceber que já é uma experiência exitosa”, disse Anamaria.

Já o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, pôde conhecer os meios de fiscalização e controle da gestão, apresentados durante a reunião com o diretor-superintendente da PB Saúde. “Pudemos conhecer também como foi elaborado o modelo jurídico que permitiu a criação da Fundação, como ela está estruturada e como, com esse novo modelo de gestão, é possível prestar um serviço de saúde com boa qualidade e agilidade, tanto nas contratações de pessoal quanto na aquisição de materiais hospitalares, por exemplo. São informações relevantes que vamos levar em nossa bagagem para estudar a implantação de um projeto semelhante”, relatou.

Luiz Gustavo César também avaliou como positiva a reunião e a visita da comitiva de Goiás. “Esse encontro praticamente selou o entendimento de que o Governo da Paraíba tem feito investimentos importantíssimos em saúde, e esse investimento, hoje, é traduzido em resultados. O Hospital Metropolitano, por exemplo, realiza transplantes de coração, só este ano foram dois, além de procedimentos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e endovascular. Tudo isso só é possível porque temos uma gestão eficiente de insumos, de leitos e de pessoas. Essa reunião mostra que estamos no caminho certo e que a Paraíba, em 2023, está exportando modelo de gestão em saúde”, completou.

Compartile:

Tags: