João Pessoa: 29 de março de 2024

Programa “Cabedelo em LED” troca mais de 90% das luminárias em vias públicas da cidade

Publicado em: 10 de maio de 2023

 

 

Programa “Cabedelo em LED” troca mais de 90% das luminárias em vias públicas da cidade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está na reta final do programa “Cabedelo em LED”, que está proporcionando a mudança da tecnologia utilizada em todas as luminárias dos postes em vias públicas da cidade.

A maioria das luminárias era de lâmpadas amarelas (vapor sódio) e está sendo substituída por luminárias modernas em LED, com um grau de luminosidade amplamente maior.

Cabedelo já alcançou a marca de 92,75% de cobertura em LED e, em breve, deve se tornar a primeira cidade da Paraíba a ser iluminada 100% com a tecnologia. Pelo recadastramento de pontos de iluminação pública, feito pela Energisa em 2020, o município tinha o total de 7.536 luminárias em vias públicas. Desse total, restam apenas 546 lâmpadas amarelas (vapor de sódio).

“É uma satisfação muito grande despontar nossa cidade como referência em tecnologia e modernidade. A cidade vem mudando para melhor em pouco tempo, se desenvolvendo e trazendo benefícios nunca antes vistos para todos que moram e visitam. As ruas mais iluminadas tornam-se mais seguras para pedestres e motoristas, e valorizam ainda mais os espaços. Esse ano, vamos ter 100% da cidade coberta com a tecnologia, mais durável, mais econômica e mais segura”, destaca o prefeito Vitor Hugo.

Dentro do programa Cabedelo em LED, a Seinfra fez um levantamento e vem promovendo essa mudança que já beneficia integralmente alguns bairros como Bela Vista, Poço, e Jardim Manguinhos com a nova iluminação. Inclusive, nos trechos principais e pontos mais críticos foram utilizadas luminárias ainda mais modernas em formato de pétalas de LED, aumentando ainda mais o grau de luminosidade nestes locais.

Economia – As luminárias LED (Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz) proporcionam eficiência energética: produzindo mais luz (lúmens) por watt consumido, levando à economia de energia – de 50% a 80% – quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando em redução de custo e de emissões de carbono.  Elas possuem uma vida útil de 25 mil horas, enquanto as antigas têm apenas 10 mil horas.

Por Paraíba Master com informações de assessoria

Compartile:

Tags: