João Pessoa: 28 de março de 2024

Equilíbrio do Ser promove oficina de fitoterapia para profissionais de saúde e população

Publicado em: 2 de maio de 2023

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, localizado no bairro dos Bancários, está promovendo uma oficina de fitoterapia para a população e para profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa. O objetivo é incentivar o cultivo de plantas medicinais, a fim de utilizá-las como recurso terapêutico e educativo na Atenção Primária à Saúde na rede municipal de atendimento.

“Esse era um grupo que nós já tínhamos, que era o Chá da Tarde, e transformamos numa oficina terapêutica. O objetivo é incentivar o uso, aprimorar os conhecimentos e cuidados no uso da fitoterapia, tanto para os usuários do Equilíbrio do Ser, quanto para os profissionais de saúde”, explicou o diretor do Centro, João Segundo.

De acordo com a proposta, a oficina terapêutica tem os seguintes objetivos: estimular os participantes a cultivar corretamente e de maneira segura as plantas medicinais; fortalecer os conhecimentos sobre as formas de utilização das plantas medicinais; promover o compartilhamento dos conhecimentos sobre o tema; estimular a participação nas atividades práticas e aguçar a autonomia dos participantes no uso do conhecimento adquirido.

A oficina é dividida em três módulos básicos, abordando as plantas que atuam no sistema nervoso central, no aparelho respiratório e no aparelho genito-urinário. O conteúdo de cada módulo está sendo repassado em quatro semanas, durante oficinas semanais, com duas horas de duração. As oficinas foram iniciadas no dia 05 de abril e vão até 21 de junho de 2023.

A facilitadora é a farmacêutica Renata Damião, especialista em fitoterapia. “Todos os participantes receberão certificado de participação, desde que tenham 75% de frequência nas oficinas. Ao término dessa primeira oficina, abriremos novas vagas”, explicou João Segundo.

Sobre o CPICS – São ofertadas práticas individuais, coletivas e grupos terapêuticos, a exemplo da escuta terapêutica, medicina tradicional chinesa (acupuntura, auriculoterapia, moxa e ventosaterapia), fitoterapia, aromaterapia, cromoterapia, terapia floral, reiki, osteopatia e shiatsu.

Entre as práticas coletivas estão: arteterapia, dança do ser, dançaterapia, constelação familiar, meditação resgate da autoestima, tai chi chuan, yoga e terapia comunitária integrativa. Já os grupos terapêuticos são: arte e vida, permacultura e vida simples.

Acesso – O cidadão pode procurar o serviço diretamente ou ser encaminhado por sua unidade de saúde da família de referência. Em ambas as situações devem ter em mãos os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

O Centro está localizado na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações, ligar para 3214-2921.

  • Texto: Ângela Costa
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Assessoria

Compartile:

Tags: