João Pessoa: 19 de abril de 2024

Prefeitura de Santa Rita alerta sobre aumento de síndromes respiratórias e reforça chamada para vacinação

Publicado em: 19 de abril de 2023

A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Saúde,  alerta sobre o aumento das síndromes respiratórias, reforçando o pedido para que os santa-ritenses procurem os postos de vacinação para se imunizarem contra Covid e Influenza.

O prefeito Emerson Panta informou que as doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da cidade, próximas do cidadão. “As vacinas são seguras e eficientes, capazes de realmente blindar a população contra os vírus respiratórios que sempre aumentam neste período sazonal”, explicou.

Ele defendeu a necessidade da população realizar etiqueta respiratória e manter o cartão de vacinas atualizado. Nos últimos dias, quase 200 pessoas foram hospitalizadas na Paraíba em função de síndromes respiratórias.

Os dados estão no boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado, acendendo o sinal de alerta na Saúde de Santa Rita.

“Ao longo dos últimos anos temos realizado todos os esforços para garantir a vacinação, blindando a população santa-ritense contra Covid e outras doenças, montando esquemas especiais e levando as doses para mais perto do cidadão em ações itinerantes e em horários alternativos”, relembrou o prefeito, reforçando que o cenário atual sinaliza para a necessidade de garantir a ampliação da cobertura vacinal.

Ele ainda pediu que, caso apareçam sintomas da síndrome gripal, o paciente deve recorrer aos postos de saúde.

Saiba os sintomas das síndromes respiratórias
Síndrome Gripal – provoca febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta. Neste caso, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (SRAG-hospitalizado) Indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia ou saturação de O2. Neste caso, o paciente deve se dirigir ao Hospital.

ETIQUETA RESPIRATÓRIA

Faça a sua parte
1. Ao tossir, cubra a boca com o antebraço ou um lenço de papel. Descarte o lenço em seguida;
2. Ao apresentar sintomas gripais, se for possível, use máscara;
3. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copo, talheres ou toalhas;
4. Lave as mãos com frequência;
5. Mantenha os ambientes ventilados;
6. Evite aglomerações.

Tags:

Compartile: