João Pessoa: 20 de abril de 2024

Prefeitura de Alhandra inicia ações do programa “Mais Pecuária Brasil” que irá promover melhoramento genético em rebanhos

Publicado em: 12 de abril de 2023

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) iniciou nesta terça-feira(11) a visita aos criadores de rebanho para realizar o cadastro para que os animais do produtor rural possam receber o melhoramento genético por meio de Inseminação Artificial.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcos Antonio, disse que é muito importante pois tem o objetivo de oferecer o melhoramento do rebanho do produtor rural. “Hoje estamos aqui no sítio Jangada, que pertence a Árvore Alta, acompanhando o início do programa “Mais Pecuária Brasil”, programa que já foi assinado pelo prefeito, junto a CONAFER, em Brasília. Este programa visa o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte no nosso município. Hoje estamos iniciando o cadastro com um produtor. E realizaremos a análise dos animais que estão aptos para inseminação. Este é um programa inovador. Temos uma previsão mínima de 50 cadastros no programa, mas nossa expectativa é muito mais, pois essa ação irá melhorar consideravelmente os rebanhos em nosso município”, disse Marcos Antônio.

 

O produtor rural, Walter Fernandes, disse que o programa “Mais Pecuária Brasil”, irá valorizar a agropecuária em Alhandra. “É muito importante o que a Prefeitura de Alhandra está realizando, pois não tínhamos acesso a esse trabalho e agora nós vamos ter animais de qualidade de um porte melhor, pois será muito importante pra nós. E vai valorizar muito a agropecuária aqui em Alhandra”, disse Walter.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é acompanhada por uma engenheira agrônoma, Michele Alves, para realizar o cadastro dos animais aptos para o procedimento por meio do programa.  “O programa tem o objetivo de melhorar o animal do pequeno ao médio produtor e neste primeiro momento estamos fazendo as visitas técnicas para realizar uma  avaliação do rebanho e identificar os animais que estão aptos para receber a inseminação. O procedimento será feito por técnicos da CONAFER após realizarmos os cadastros, marcaremos a visita, onde os técnicos também estarão presentes para realizar a inseminação. Vocês produtores podem  ficar tranquilos porque o programa é confiável e a Prefeitura de Alhandra acompanhará todo o procedimento”, afirmou Michele.

fonte: Secom

 

 

Tags:

Compartile: