João Pessoa: 19 de abril de 2024

Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande completa um ano com mais de 10 mil atendimentos

Publicado em: 11 de abril de 2023

 

Fotos: Alberto Machado

 

O Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de Campina Grande, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), completou um ano com a marca de 10.822 atendimentos a crianças e adolescentes, com oferta de atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). A comemoração foi realizada nesta segunda-feira (10) com a participação de alguns usuários que destacaram a importância do serviço.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a atenção do Estado com um equipamento de qualidade. “Comemorar um ano de um serviço como o Centro de Atendimento ao Autista é a garantia do compromisso do Governo do Estado com o segmento da pessoa autista. O centro é ponte de acesso aos direitos socioassistenciais dessas crianças e adolescentes, através de uma equipe multiprofissional qualificada que está ali todos os dias para garantir direitos básicos e fundamentais de todo e qualquer ser humano, a dignidade”, disse.

De acordo com a técnica de referência da Pessoa com Deficiência da Sedh, Emília Oliveira, a data representa um marco para Campina. “O funcionamento de um espaço como este representa a garantia do direito do usuário porque neste período conseguimos dar conta de uma parcela da sociedade que estava sem nenhum tipo de assistência e hoje tem o acesso a este serviço público com profissionais de qualidade e atendimento diário”.

A coordenadora do CAA em Campina Grande, Roberta Figueiredo, destacou a importância do equipamento para as famílias. “Ao longo deste ano registramos mais de 10 mil atendimentos demonstrando a necessidade e importância do Centro para as famílias. Só quem é mãe e pai entende a dimensão deste e, por isso, este é momento de alegria e de agradecer a toda a equipe que faz a diferença”.

A usuária Dioneide Barbosa, do município de Esperança, disse que a orientação dos profissionais vem sendo fundamental para seu filho e para ela. “O melhor é que aqui os profissionais também nos dão orientação. Então, além do acompanhamento que meu filho recebe, eu também tenho esse aprendizado para melhorar ainda mais a evolução dele. Sou muito grata por todos do Centro”.

Para Marcos dos Santos, pai de um adolescente de Campina Grande, atendido no CAA há exatamente um ano, ressaltou a importância do equipamento. “A mudança do meu filho foi muito grande porque antes ele não tinha essa assistência toda. Ele começou a ser atendido logo após a inauguração do Centro e neste tempo só temos o que comemorar com os avanços. A equipe é maravilhosa”.

No local são realizados atendimentos voltados à estimulação precoce; habilidades comunicativas, comportamentais, cognitivas, motoras, psicomotricidade; integração sensorial; orientação e apoio às famílias, além de serviços de psiquiatria, psicologia e serviço social.

O CCA de Campina Grande tem sob sua responsabilidade o acompanhamento de 70 municípios do estado. A porta de entrada para o atendimento é o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD) da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que funciona no Hospital de Trauma de Campina Grande e é responsável pelo diagnóstico e a emissão de laudos.

Após a conclusão da avaliação, a pessoa é referenciada por meio do Serviço Social, que irá organizar o fluxo de acesso ao serviço, conforme as necessidades específicas de cada indivíduo, bem como a disponibilidade de vagas nas agendas dos profissionais especializados do CAA.

Programa Cidadão – Dentro da programação do Abril Azul, mês de conscientização ao TEA, o Programa Cidadão vai oferecer atendimento para retirada de documento específico aos autistas a partir desta terça (11) até quinta-feira (13) em Campina Grande, na Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA), que fica localizada na Rua Antônio Campos, 382 – Alto Branco, das 8h às 17h por ordem de chegada.

De 18 a 19 deste mês, o Programa Cidadão também realizará o atendimento no município de Solânea e no dia 20, em João Pessoa.

Serviço :

Centro de Atendimento ao Autista de Campina Grande
Rua Salvino Oliveira Neto, 627, Jardim Tavares
Atendimentos: de segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Acesso: Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD) da Funad

 

Tags:

Compartile: