João Pessoa: 28 de março de 2024

UBS Mata Redonda I leva doses bivalentes da vacina contra a Covid-19 aos idosos que não podem sair de casa

Publicado em: 28 de março de 2023

A Unidade Básica de Saúde da Família, Mata Redonda I, tem feito a busca ativa para avançar na vacinação contra a Covid-19 e o público alvo são os idosos acima dos 65 anos. Na última quarta-feira(22) uma equipe da unidade realizou visitas para aplicar doses bivalentes em idosos que estavam com a vacina atrasada.

Esse tipo de ação realizada pela UBS é eventual e outras equipes têm utilizado estratégias para imunizar esse público. As ações vêm acontecendo, no período da tarde, desde da terceira semana do mês de março e conta com a participação dos agentes comunitários de saúde e a técnica de enfermagem.

A ação continua sendo realizada e além da vacinação também são realizadas aferições de pressão arterial, para o monitoramento dos hipertensos. Os profissionais de saúde da UBS solicitam que as pessoas que estão nessa faixa etária podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a vacina bivalente ou conversar com seu agente comunitário de saúde.

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.

fonte: Secom

 

Compartile:

Tags: