João Pessoa: 19 de abril de 2024

João Azevêdo anuncia aumento nos valores das bolsas de graduação e pós-graduação pagas pela Fapesq

Publicado em: 28 de março de 2023

 

 

Foto: Francisco França

 

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (27), durante o programa semanal ‘Conversa com o governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, o reajuste que varia de 25% a 75% nas bolsas pagas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica. O aumento passa a vigorar a partir de abril e beneficiará 797 bolsistas.

“Já fizemos o estudo do impacto financeiro, que representa um aumento de R$ 6,9 milhões anualmente e todas as bolsas para mestrado, doutorado, pós-doutorado e Pibic terão aumento. Essa é mais uma forma de demonstrarmos nosso apoio à pesquisa, à ciência, à inovação, como fazemos desde o início da nossa gestão”, comentou João Azevêdo.

Nas bolsas de mestrado e doutorado foram aplicados reajustes de 40%. Já nas bolsas de pós-doutorado, o acréscimo será de 25%, enquanto as bolsas de iniciação científica na graduação (ensino superior) terão acréscimo de 75%.

A Fapesq está com 283 bolsas de mestrado, 240 de doutorado, 75 de pós-doutorado e 199 de Iniciação Científica de ensino superior. De acordo com o presidente da Fapesq, Rangel Junior, até a próxima sexta-feira (31), as bolsas serão creditadas nas contas, ainda no valor atual.  Até o dia 10 de abril, será creditado o complemento e a partir do mês base de abril, o valor será pago normalmente, na sua integralidade.

“O governador João Azevêdo cumpre mais um compromisso e, conforme havíamos anunciado antes, foi mais além, assegurando o reajuste já a partir das bolsas do mês de março, pagas em abril, uma demonstração do seu compromisso com a ciência e o apoio incondicional às iniciativas voltadas para o fortalecimento da tecnologia e inovação na Paraíba”, falou.

Tags:

Compartile: