João Pessoa: 28 de março de 2024

Unidades de saúde da família de João Pessoa realizam ações de conscientização sobre endometriose

Publicado em: 22 de março de 2023

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo inúmeras ações específicas direcionadas à saúde da mulher, principalmente neste mês de março. São iniciativas como ‘Março Lilás’, referente à prevenção ao câncer de colo de útero, e o ‘Março Amarelo’, voltado à conscientização sobre a endometriose.

De acordo com a Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, todas as unidades de saúde da família da Capital estão realizando ações englobando as duas campanhas. Dentre as principais atividades, destacam-se palestras, oficinas, rodas de conversa e exames preventivos.

“Nosso objetivo é alcançar a conscientização necessária para a prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose, visto que, mesmo que não tenha cura, a doença pode ser tratada de diversas formas, evitando maiores prejuízos à saúde da mulher”, ressaltou Rosselle Leite, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher.

Endometriose – De acordo com especialistas, a endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo, em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

A endometriose pode provocar sintomas como cólica intensa, menstruação abundante e cansaço excessivo. As causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial.

O tratamento para endometriose deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista e envolve o uso de medicamentos que ajudam a aliviar e controlar os sintomas. Nos casos mais graves, a indicação é a realização de cirurgia.

Saúde da Mulher – A Rede Municipal de Saúde oferta à população feminina uma série de serviços de assistência e promoção à saúde nas unidades de saúde da família, policlínicas, Centros de Práticas Integrativas, Academias da Saúde e Instituto Cândida Vargas.

  • Texto: George Medeiros
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Kleide Teixeira

Compartile:

Tags: