João Pessoa: 28 de março de 2024

Primeira-dama do Estado participa de abertura de oficina com Ronaldo Fraga e destaca importância da capacitação para os artesãos

Publicado em: 21 de março de 2023

Fotos: André Lúcio

 

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou na manhã desta segunda-feira (20), em Campina Grande, da abertura da Oficina de Design Criativo, ministrada até sexta-feira (24) pelo renomado estilista Ronaldo Fraga. A ação do Governo do Estado e Sebrae-PB terá 30 artesãos contemplados pela consultoria e tem como objetivo final a confecção de peças artesanais ligadas diretamente à Rainha da Borborema, que serão apresentadas no 36° Salão do Artesanato Paraibano, de 8 de junho a 2 de julho.

A 36ª do evento vai homenagear a Feira Central de Campina Grande e os 40 anos do Maior São João do Mundo, dois patrimônios culturais da Rainha da Borborema que servirão de inspiração para os traços de Ronaldo Fraga.

Na ocasião, Ana Maria Lins ressaltou a importância da consultoria de Ronaldo Fraga na capacitação dos artesãos e na valorização na identidade cultural de Campina Grande. “É mais um momento importante do Programa do Artesanato Paraibano, que vai capacitar nossos artesãos e artesãs, além de homenagear a Feira Central de Campina Grande, um dos maiores monumentos da Rainha da Borborema”, disse.

“Em 2019, o Governo do Estado e Sebrae também proporcionaram essa mesma oportunidade às rendeiras do Cariri paraibano. As oficinas de Ronaldo Fraga resultaram numa linda coleção, inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares. Mais que isso: divulgou ainda mais a riqueza da renda renascença, com frutos que estão sendo colhidos até hoje com diversas encomendas”, continuou Ana Maria Lins.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, pasta à qual o PAP é vinculado, também ressaltou a importância da iniciativa. “Semana passada, o governador João Azevêdo publicou um decreto criando o Centro de Referência do Artesanato Paraibano, tivemos a reinauguração da Loja Conceito do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa e, agora, o início dessa grande capacitação em parceria com o Sebrae, com o grande estilista Ronaldo Fraga. Isso gera atualização da nossa produção artesanal, gerando ocupação e renda, fortalecendo a nossa cultura”, comentou.

Já a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que a consultoria ministrada por Ronaldo Fraga terá como produto final a tradução da alma de Campina Grande. “Para além da qualificação, muito importante para que nossos artesãos e artesãs  continuem atendendo um cliente cada vez mais exigente, essa consultoria tem o desafio de traduzir um monumento ícone de Campina Grande nas mais diversas tipologias, que é a Feira Central e que será a homenageada na 36ª edição do Salão do Artesanato Paraibano”, afirmou.

Em contato com o artesanato paraibano há 20 anos, Ronaldo Fraga externou a alegria de estar de volta ao Estado e a expectativa de mais um trabalho com os artesãos. “Nós temos neste grupo uma representação dos maiores saberes e  fazeres do artesanato paraibano. No mínimo, vamos apresentar um universo que traga vida, que traga pulsação de vida através da cultura, da memória, da história. Precisamos de história e memória em cada peça que seja feita”, acrescentou.

O gerente do Sebrae-PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, afirmou que a oficina mostra a importância dada pelo órgão e o Governo do Estado ao artesanato. “Uma oficina como essa demonstra a preocupação do Sebrae e do Governo do Estado em promover a inovação para o artesanato de Campina Grande, inclusive com o olhar para seus próprios valores. A Feira Central de Campina Grande é um celeiro de muitas possibilidades que, com certeza, darão bons frutos”, acrescentou.

A abertura da Oficina de Design Criativo ministrada por Ronaldo Fraga foi prestigiada, ainda, pela vereadora do município de Campina Grande Eva Gouveia; pelo diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais; e pela coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar.

Expectativa — Ao todo, 30 artesãos de várias tipologias participam da oficina de Design Criativo com Ronaldo Fraga. Seja crochê, macramê ou madeira, a expectativa entre os artesãos é de qualificação, conseguir expressar em suas peças um monumento de importância cultural e econômica indiscutível, que é a Feira Central de Campina Grande.

João Avelino, o “Mestre Avelino”, tem 42 anos dedicados ao artesanato dos 76 de vida. Ele acredita que a consultoria ministrada por Ronaldo Fraga vai impulsionar ainda mais a criatividade. “Mesmo a gente já tendo um trabalho consolidado, eu acredito que uma oportunidade dessa ajuda a gente a se desenvolver ainda mais. É sempre bom aprender”, disse.

Sentimento semelhante também é compartilhado pela artesã de Boqueirão, Maria Graciete. Aos 67 anos de idade, a crocheteira tem mais de cinco décadas dedicadas ao artesanato. “Espero que seja um momento de muita aprendizagem para todos nós. Me sinto feliz com essa oportunidade”, externou.

Carlos Alberto Paschoal trabalha com madeira. Ele não tem dúvidas de que a consultoria com Ronaldo Fraga será um agregador de valor ao trabalho do artesão. “Tudo que vem para aprimorar o nosso trabalho é bem-vindo, principalmente uma oficina dessa que vai cravar as nossas raízes nos nossos produtos. Será sucesso absoluto”, finalizou.

Compartile:

Tags: