João Pessoa: 29 de março de 2024

Hospital Municipal Santa Isabel conquista reconhecimento por práticas de segurança do paciente

Publicado em: 15 de março de 2023

O trabalho realizado no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) em relação a segurança do paciente rendeu a unidade o reconhecimento de excelência por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). O HMSI alcançou 100% de conformidade na avaliação das práticas de segurança do paciente, promovida pela Anvisa e a Agevisa. Pela alta adesão, o Santa Isabel recebeu uma estrela, marcando o trabalho de excelência desenvolvido na unidade hospitalar.

Durante 2022, foi realizada uma avaliação com os profissionais do hospital sobre as práticas seguras referentes ao ano de 2021. Um questionário de segurança foi disponibilizado para a grande maioria dos profissionais, ocasião em que houve alta adesão por parte dos servidores em responder o questionário. O resultado final da avaliação foi divulgado nesta terça-feira (14) durante reunião com representantes da Agevisa, do Hospital Municipal Santa Isabel e representantes de hospitais do Estado, público, privado e filantrópico.

A nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, que integra o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Santa Isabel, destacou o trabalho feito na unidade hospitalar, contribuindo para a qualidade do atendimento prestado aos usuários da Rede Municipal de Saúde e para um ambiente mais seguro para pacientes e também os colaboradores.

“Esse resultado reflete na qualidade do atendimento que nós oferecemos aos nossos pacientes. Um atendimento de qualidade, voltado para a segurança do paciente, evitando eventos adversos e sempre com foco na qualidade. Fomos reconhecidos como hospital que aderiu as práticas de segurança, sendo um mérito de toda equipe assistencial do hospital, de todos os envolvidos no processo, desde a Direção até os mais diversos setores. A avaliação mostrou que todos os profissionais estão envolvidos com a segurança do paciente”, afirmou Danielly.

As metas de segurança, preconizadas internacionalmente, são sugeridas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e coordenada pela Agevisa.

Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais, o Hospital Municipal Santa Isabel trabalha diariamente com as seis metas de segurança do paciente, são elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de Lesão Por Pressão (LPP).

  • Texto: Glaudenice Nunes
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Arquivo e Assessoria

Compartile:

Tags: