João Pessoa: 22 de setembro de 2023

Contagem regressiva para o XII Memorial Bobby Fischer em João Pessoa-PB

Publicado em: 13 de março de 2023

Faltam quatro dias para o início da competição de xadrez mais charmosa do Brasil. A contagem regressiva é para o XII Memorial Bobby Fischer, entre os próximos dias 17 a 19 (sexta-feira a domingo), no Litoral Hotel, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa-PB. O evento organizado pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) já tem mais de 120 inscritos de 15 estados e vai contar como a sexta etapa do Circuito Nacional de Abertos do Brasil, além da classificação para a fase final do Campeonato Brasileiro.

“O torneio Memorial Bobby Fischer é o maior evento de xadrez do Nordeste e o mais charmoso também, pois é realizado onde o sol nasce primeiro nas três américas. A expectativa é de 130 enxadristas de quase todo o país e estamos trabalhando para receber muito bem esses grandes nomes da modalidade, oferecendo conforto e estrutura de qualidade”, disse o presidente da FPBX, Marcelo Urquiza.

O tradicional torneio no estilo clássico vai distribuir premiação no valor de R$ 10 mil e reunir enxadristas de destaque nacional. Entre eles o MI Sílvio Cunha, de São Paulo, o GM Darcy Lima, do Rio de Janeiro e o GM Yago Santiago, de Pernambuco. O XII Memorial Bobby Fischer também contará os retornos ao circuito dos dois Mestres FIDE da Paraíba, Francisco Cavalcanti, oito vezes campeão paraibano, e Luismar Brito, tricampeão do estado.

Com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o XII Memorial Bobby Fischer será válido pela 6ª etapa do Circuito Nacional de Abertos do Brasil. Além de pontuação para o ranking, os campeões garantirão vaga para a fase final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, que será realizado no mês de dezembro, na cidade do Recife-PE.

Homenagem

Bobby Fischer foi o primeiro e único campeão nascido nos Estados Unidos. Em 1972, venceu o Campeonato Mundial de Xadrez ao derrotar o soviético Boris Spassky em um match disputado na Islândia, considerado um confronto símbolo da Guerra Fria. Fischer fez inúmeras contribuições adicionais para o xadrez. Na década de 1990, patenteou um sistema modificado de relógio de xadrez, que adiciona um incremento no tempo após cada movimento, sendo hoje a prática padrão em torneios de alto nível. O Grande Mestre morreu em 17 de janeiro de 2008, na Islândia, aos 64 anos.

Compartile:

Tags: