João Pessoa: 25 de março de 2023

Neste sábado: Alhandra promove “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 e febre amarela

Publicado em: 2 de março de 2023

 

 

A Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado(04), o “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 e febre amarela no município de Alhandra.  De acordo com a Saúde, a imunização atenderá o público a partir dos 6 meses de idade e haverá dois pontos de vacinação.

 

Os profissionais de saúde estarão a partir das 9h da manhã, até às 16h na quadra da Escola Professora Zélia Correia do Ó, na cidade de Alhandra e na Escola Municipal João Francisco de Lima, na localidade de Mata Redonda.

 

Os idosos, acima de 70 anos, receberão a vacina Bivalente, a Secretaria de Saúde lembra que todos devem comparecer aos locais de vacinação com o cartão de vacina, que é documento para fazer o acompanhamento de forma correta.

 

Estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Astrazeneca, Pfizer Adulto, Pfizer Pediátrica, Pfizer Baby, Jansen, Febre Amarela.

 

O imunizante Pfizer Baby segue o seguinte esquema vacinal dos 6 meses a 4 anos ao tomar a 1ª dose, deve respeitar o intervalo de quatro semanas para tomar a 2ª dose e antes de tomar a 3ª dose o intervalo é de 8 semanas. Já o imunizante Coronavac é destinado ao público dos 3 aos 4 anos de idade e após tomar a 1ª dose a 2ª deve ser administrada após 4 semanas e depois de mais 4 semanas é feito o reforço. De acordo com a Secretaria de Saúde, esse reforço é com a Pfizer Baby.

 

Para quem iniciou o esquema vacinal com a Pfizer pediátrica e coronavac do público dos 5 aos 11 anos, após 1ª dose, a 2ª dose deve ser aplicada depois de 8 semanas, mas de tiver sido imunizado com a Coronavac o intervalo será de e semanas. Já a recomendação para a dose de reforço para esse público é feita exclusivamente com Pfizer Pediátrica.

 

Para os imunocomprometidos a partir dos 12 anos devem tomar a 2ª dose após 8 semanas depois da 1ª dose. Depois da 2ª será aplicada uma DA, após 8 semanas e as doses de reforço devem ser tomadas após 4 meses. Se o imunizante for Coronavac os intervalos são de 4 semanas.

 

O Ministério da Saúde recomenda também para o público dos 12 aos 39 anos serem vacinados a 1ª e 2ª dose com intervalos de 8 semanas, mas se for imunizado com dose da Coronavac o intervalo será de 4 semanas. As doses de reforço obedecerá o intervalo de 4 meses. Para o público a partir dos 40 anos de idade poderão ser vacinados, com os imunizantes da Astrazeneca, Janssen Pfizer e Coronavac com reforços nessa população preferencialmente Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

 

A imunização com a vacina Janssen segue o seguinte esquema vacinal: após a 1ª dose do público acima dos 18 anos, o reforço será após 2 meses e o segundo reforço após 4 meses. Apenas o público acima dos 30 anos que devem tomar o 3º reforço após os 4 meses do 2º. O grupo dos imunocomprometidos dos 18 aos 29 anos devem tomar mais uma dose após 8 semanas da 1ª dose e o reforço acontece 4 meses depois. Esse mesmo esquema vacinal também serve para o público acima dos 30 anos de idade.

 

fonte: Secom

Compartile:

Tags: