João Pessoa: 27 de março de 2023

Propostas e sugestões para o Plano de Ação Climática podem ser enviadas até 28 de fevereiro

Publicado em: 13 de fevereiro de 2023

Com o objetivo de neutralizar as emissões líquidas de carbono até 2050, a Prefeitura de João Pessoa está elaborando o Plano de Descarbonização e Adaptação Climática, também conhecido como Plano de Ação Climática (Plac). As pessoas interessadas em contribuir com a elaboração do Plac podem enviar sugestões e propostas para o e-mail nemc.pmjp@gmail.com até o próximo dia 28.

O Plano de Ação Climática integra o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável de João Pessoa (Programa João Pessoa Sustentável) e tem o objetivo de reconhecer as necessidades de descarbonização e de adaptação climática do Município, colaborando para o combate à crise climática. Por meio do Plac será possível definir o roteiro de descarbonização da economia, vinculando-o aos objetivos socioeconômicos, como criação de empregos, inovação e melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que serão elaboradas propostas para maximizar a adaptação e a resiliência do município frente à mudança do clima.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Plac é uma das mais importantes ações da gestão ambiental da cidade. “Estamos envolvendo diversos segmentos na discussão do Plac, para que todos tenham a possibilidade de participar. Já promovemos três audiências públicas e estamos disponibilizando o e-mail para que as pessoas e pesquisadores interessados possam contribuir”, concluiu.

Os estudos já produzidos podem ser acessados no link. O Plac está sendo elaborado pelos técnicos da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, em parceria com a WayCarbon e Iclei.

Referência nacional – A WayCarbon é uma empresa considerada referência nacional em consultoria e desenvolvimento de soluções de tecnologia e inovação voltadas para a sustentabilidade, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias, com o objetivo da ecoeficiência e  economia de baixo carbono. Já o Iclei – Governos Locais para a Sustentabilidade é uma organização não-governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável. O Iclei fornece consultoria técnica aos governos locais para atingir os objetivos de sustentabilidade.

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Patrícia Cantisani

Compartile:

Tags: