João Pessoa: 28 de março de 2024

Prefeitura elabora operação de trânsito e transporte para Blocos Vumbora, Atletas e Virgens de Tambaú

Publicado em: 10 de fevereiro de 2023

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), realiza, desta sexta-feira (10) até o próximo domingo (12), uma operação especial de trânsito e transporte na Avenida Epitácio Pessoa, por onde vão desfilar os blocos da prévia carnavalesca da Capital. Neste planejamento, o Corredor da Folia (trecho a partir da bifurcação com a Avenida Rui Carneiro e o Largo de Tambaú) será bloqueado para passagem dos Blocos Vumbora, Atletas e Virgens de Tambaú. Além disso, usuários do transporte público contarão com ônibus extras para ida e volta dos eventos.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, durante os três dias em que os eventos ocorrerão, 140 agentes de trânsito estarão atuando com desvios e bloqueios. “A Semob-JP estará trabalhando no Corredor da Folia desde o posicionamento dos trios até a dispersão dos foliões ao término dos blocos. Também manteremos o sistema de transporte público com total assistência, com linhas em circulação antes, durante e após os eventos, para garantir o retorno dos foliões para casa até mesmo com ônibus extras”, ressaltou.

Bloqueios e desvios – Nos três dias, a partir das 14h, equipes operacionais já estarão no Corredor da Folia orientando o posicionamento dos trios elétricos, sentido Centro/praia. Já a partir das 17h, com o aumento do número de foliões, serão iniciadas as demais intervenções, desviando os acessos de carros, motocicletas e ônibus, garantindo a segurança viária das pessoas e o fluxo dos veículos.

As vias adjacentes e paralelas ao Corredor da Folia estarão liberadas para estacionamento e trânsito local. Já os corredores Beira Rio e Rui Carneiro serão indicados como principais rotas alternativas para os deslocamentos dos condutores que quiserem evitar a região onde os festejos estarão ocorrendo.

Ônibus extras – Durante os três dias (10, 11 e 12 de fevereiro), as linhas que já circulam na praia, 510 e 507, estarão com viagens extras de acordo com a demanda de usuários após a conclusão dos eventos. Além disso, dez ônibus extras sairão do Terminal de Integração do Varadouro (TIV), por dia, com viagens sendo realizadas de acordo com a necessidade do fluxo de passageiros, a serem orientadas pelos agentes de mobilidade da Semob-JP.

As linhas 102, 104, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 507, 510, 602, 701, 1500 e 5100, que geralmente circulam até as 22h50, entre os dias 10 e 20 de fevereiro estenderão a operação e realizarão viagens até as 00h, saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV). A exceção será no dia 17, na noite do desfile do Bloco Cafuçu, quando as viagens iniciarão nas plataformas da Lagoa.

  • Texto: Pollyana Sorrentino
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Thiago Ferreira da Costa

  • Secretarias

    SEMOB

Compartile:

Tags: