João Pessoa: 20 de abril de 2024

Mães esclarecem dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo Instituto Cândida Vargas

Publicado em: 7 de fevereiro de 2023

O Instituto Cândida Vargas (ICV), da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na tarde desta segunda-feira (6), mais uma roda de conversa para as mães que estão com seus filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva ou Semi Intensiva da unidade. A equipe esclareceu sobre os serviços oferecidos pela maternidade. Na próxima semana, os profissionais vão abordar o tema: “Direitos Reprodutivos”, na Casa Mãe Bebê, anexo do ICV.

A enfermeira do ambulatório, Jaiana Angélica Lopes, que conduziu a roda de conversa, explicou que a ação visou informar todos os serviços oferecidos pela maternidade e, na ocasião, as mães participaram com perguntas e interações. “Compartilhamos todos os serviços que disponibilizamos no ambulatório do Instituto Cândida Vargas, ambulatório de alto risco para o pré-natal e também as séries de especialidades, tanto para pré-natal quanto para mulheres que não estão gestantes, com serviço de pediatria e puericultura, teste do pezinho, entre outros. Tiramos todas as dúvidas que elas tiveram sobre nossos serviços”, afirmou.

Acolhida pela Casa Mãe Bebê, Janaina Maria Duarte da Silva, destacou a importância da atividade para melhorar a rotina delas na casa. “Estou aqui há dois meses e essa roda de conversa se tornou algo muito importante para a gente, pois nos ajuda a tirar nossas dúvidas. E essa temática foi bacana, pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais, até para poder usar os serviços, quando necessário”, disse.

Na próxima segunda-feira (13), a equipe vai trazer o tema “Direitos reprodutivos” e a coordenadora do Serviço Social do ICV, Liane Guerra, explicou como vai ser abordado. “Essas mães vão ter informações sobre os métodos anticonceptivos, orientações sobre engravidar e orientações sobre planejamento dessa gravidez, entre outras questões. É importante que a equipe possa compartilhar com essas mães conhecimentos sobre seus direitos enquanto mulher, de poder escolher de forma responsável se quer ou não ter filhos”, esclareceu.

A atividade aborda temas que vão desde a importância da higienização para o cuidado com os recém-nascidos em tratamento, bem como regras de convivência neste período de longa convivência e serviços/orientações de cuidado.

Estes momentos possibilitam espaços de diálogo entre as usuárias do serviço e a equipe técnica de assistência, possibilitando partilha de saberes e momentos de espaço de expressão e escuta.

A roda de conversa se propõe a ser um espaço de apoio e informação para mulheres no pós-parto e é conduzido pela equipe multiprofissional, abordando os mais diversos temas a partir da Pedagogia Freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, amorosidade, ensino-aprendizagem a partir da criatividade e pela horizontalidade do saber.

Casa Mãe Bebê – É um espaço de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós-parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, todavia, os bebês ainda se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva ou Semi Intensiva.

  • Texto: Rômulo Teodorico
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Assessoria

Tags:

Compartile: