João Pessoa: 28 de março de 2024

Cearte-PB oferece mais de 2.200 vagas em cursos de Arte

Publicado em: 6 de fevereiro de 2023

 

As pessoas que desejam ter experiência em alguma linguagem artística de forma totalmente gratuita terão uma oportunidade a partir de quarta-feira (8), quando o Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) abre inscrições para cursos nas áreas de Literatura, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Teatro. São 2.290 vagas, distribuídas em 203 turmas. Os cursos ofertados possuem três formatos diferentes, podendo ser presencial, on-line ou híbrido (50% presencial e 50% online). O processo de inscrição vai até o dia 21 de fevereiro e as aulas começam no dia 13 de março.

As inscrições realizadas serão avaliadas conforme os critérios de seleção estabelecidos no edital, dentre eles a ordem de inscrição, prioridade para estudantes veteranos – isto é, que estiveram matriculados em algum curso do Cearte-PB no semestre 2022.2 – e reserva de vagas para inscritos provenientes de escola pública, pessoa com deficiência ou beneficiários do Bolsa Família.

Inscrições – A inscrição é gratuita e será realizada de forma on-line, no endereço eletrônico https://ceartepb.com/inscricoes e presencial na Unidade do Cearte-PB do Centro, Grupo Escolar Thomaz Mindello, na Praça Aristides Lobo nº 129, em João Pessoa (PB), de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30, no turno da manhã, e entre 13h30 e 16h30, pela tarde.

Para inscrição pelo site, é necessário que a pessoa interessada preencha o formulário do curso desejado e anexe a documentação solicitada.

Já na presencial, é necessário ter em mãos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), não sendo necessário deixar cópia de nenhum documento. Nos casos de inscrição preferencial, é necessário levar a seguinte documentação:

1 – Beneficiários do Auxílio Brasil/Bolsa Família: comprovação de inscrição do Cadúnico e extrato do benefício recebido atualizado;

2 – Pessoas com deficiência: carteira ou declaração da Funad;

3 – Aluno(a) de escola pública municipal, estadual ou federal: declaração atualizada da escola.

É necessário ainda apresentar comprovante de matrícula em escola regular para todos que são menores de 18 anos.

 

Cursos – Dos cursos ofertados nesse semestre, estão propostas como Fotografia I, na área de Artes Visuais, para alunos a partir dos 18 anos, disponível nas modalidades on-line e híbrido. Em Audiovisual, está sendo ofertado o curso de Roteiro Cinematográfico, para estudantes acima dos 15 anos, presencial.

Na área da Dança, ganham destaque os cursos de Dança de Salão, presencial e para um público entre 16 e 80 anos (ou pessoa além dessa que se sinta em condições de participar), além dos cursos do Projeto Canguru – Dança para Bebês, que abrangem desde recém-nascidos até bebês de três anos de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, também presencial. Na Literatura, o curso de Escrita Criativa está de volta no formato on-line (100% remoto), para estudantes acima dos 16 anos.

Os cursos de Violão Popular, para estudantes a partir dos 12 anos, e os de Musicalização Infantil, para um público de 1 ano a 5 anos e 11 meses, ambos presenciais, se destacam na área da Música. Em Teatro, os cursos Iniciação ao Teatro, presencial para a faixa entre 15 e 60 anos e Teatro para a Melhor Idade, destinado a alunos acima dos 60 anos, presencial, são algumas das propostas que abrangem os mais diversos públicos.

Matrículas e reserva de vagas – As inscrições são o primeiro passo para a matrícula, que será homologada após processo de análise dos inscritos. Cada pessoa poderá se inscrever no máximo em duas turmas (em dois cursos), dentre todas as 203 ofertadas neste semestre. Caso ocorra mais de duas inscrições por pessoa, as demais serão anuladas.

Ao se inscrever em alguma turma a vaga não está garantida. Ocorrerá um processo de homologação de documentação e seleção por meio da ordem de inscrição. Antes do início do semestre letivo, serão divulgadas as listas dos selecionados em cada turma, bem como uma lista de espera  caso o número de inscrições seja maior que a oferta de vagas em alguma turma. No caso de haver desistência de algum selecionado, será convocada a pessoa melhor posicionada nessa relação de espera.

Nesta seleção haverá uma reserva de vagas de 60% em cada turma para os grupos de atendimento preferencial: 1 – Alunos veteranos, apenas aqueles que concluíram o semestre anterior (2022.2); 2 – Pessoas que recebem o benefício do Bolsa Família; 3 – Pessoas com deficiência – PCD; e 4 – Alunos/as de escola pública estadual, municipal ou federal.

Democratização do Ensino da Arte – Desde o primeiro semestre de 2022, o Cearte-PB  vem aperfeiçoando a experiência de oferta de cursos 100% gratuitos, o que garantiu a democratização do acesso para um público mais amplo. A Escola, nesse contexto, assume um compromisso social de equidade e de expansão do Ensino da Arte e da vivência artística para centenas de paraibanos e paraibanas.

“Nossos serviços são de alta qualidade e totalmente gratuitos! E, além disso, temos a reserva de vagas a grupos prioritários, que são estudantes de escola pública, pessoas com deficiência e beneficiários do Bolsa Família. É motivo de orgulho imenso pra nós oferecermos um ensino da arte de excelência e acessível a todos os públicos, desde bebês recém-nascidos até pessoas com mais de 60 anos”, enfatizou, Laura Moreno, diretora do Cearte-PB.

A relação completa dos cursos ofertados, bem como informações mais detalhadas sobre o processo de inscrição, matrículas e início das aulas estão disponíveis no endereço: https://ceartepb.com/inscricoes.

SERVIÇO:

Cearte-PB oferece quase 2300 vagas em cursos de Arte 

Data: 08 a 21 de fevereiro

Endereço eletrônico: https://ceartepb.com/inscricoes

Inscrições presenciais: Cearte-PB Centro. Endereço: Grupo Escolar Thomaz Mindello – Praça Aristides Lobo nº 129, em João Pessoa (PB), de segunda a quinta das 8h30 às 11h30, no turno da manhã, e entre 13h30 e 16h30, pela tarde.

 

Compartile:

Tags: