João Pessoa: 25 de abril de 2024

Verão começa nesta quarta com previsão de fortes chuvas para o Sertão

Publicado em: 21 de dezembro de 2022

A partir das 18 horas e 48 minutos do dia 21 de dezembro de 2022, a estação do Verão inicia em todo o Hemisfério Sul do planeta. Na Paraíba, a expectativa é de um aumento considerável nas chuvas, em especial nas regiões do Sertão e Alto Sertão.

A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), explicou o motivo dessas chuvas serem mais comuns nessa época do ano. E também ressaltou que, entre os três meses de verão, uma época específica tem mais precipitações.

“O período de fevereiro a maio é considerado o mais chuvoso das regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão. E o principal sistema gerador de chuvas nesse período é a Zona de Convergência Tropical, que é uma banda de nebulosidade que se circunda todo o Globo terrestre e tem uma oscilação Norte-Sul, e é nessa época do ano, entre fevereiro a maio, que ela se encontra mais ao sul do Equador”, relatou.

Marle também lembrou que a Aesa irá coordenar uma reunião, juntamente com todos os Centros Meteorológicos do Nordeste, para elaborar a previsão para o próximo trimestre. Apesar disso, ela já adiantou algumas possibilidades de temperaturas de algumas regiões da Paraíba.

“No período do Verão, as temperaturas máximas são entorno de 38º, na região de Patos. Na região do Litoral, entorno de 34º. Agreste pode chegar entorno de 32, 33º. No Brejo, entorno de 31º. E no Cariri, 35º”, revelou a meteorologista da Aesa.

Tags:

Compartile: