João Pessoa: 29 de março de 2024

Paraíba inicia distribuição de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 para bebês

Publicado em: 11 de novembro de 2022

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começa a distribuir 5 mil doses de vacinas Pfizer-Biontech contra a covid-19, para crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Neste momento, a recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é de vacinar as crianças com comorbidades. No total, o estado recebeu 15 mil doses, mas 10 mil ficarão guardadas para garantir a segunda e a terceiras doses às crianças.

Na Paraíba, de 2020 até o momento, foram notificados 577 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de 6 a 11 meses, sendo 11,4% por covid-19. Já em crianças de 1 a 2 anos, foram notificados 1.507 casos, dos quais 7,6% foram decorrentes do coronavírus.

A Paraíba possui uma população de 142 mil crianças nessa faixa etária.

O esquema vacinal primário do imunizante para crianças menores de 6 meses a 2 anos é de três doses, com o primeiro intervalo (entre d1 e d2) de quatro semanas. Já para a aplicação da terceira dose (d3) é necessário esperar oito semanas após a segunda dose. A SES recomenda que sejam priorizadas, neste momento, as crianças com 6 meses de idade, com comorbidade, e que o avanço das faixas etárias seja gradativo, conforme a chegada de novas doses.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações do Estado, Marcia Mayara, foram solicitadas 447.200 doses para garantir as três doses, porém só foram encaminhadas para a Paraíba 15 mil, o suficiente para vacinar 5 mil crianças com o esquema completo. Ela reforça ainda a importância de manter as vacinas infantis em dia. “As vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na faixa etária de 6 meses de idade ou mais. Esta é mais uma oportunidade de deixar as crianças mais seguras para frequentarem as creches e demais ambientes de socialização”, reforça.

Comorbidades

Para este primeiro momento a vacinação abrange as crianças de 6 meses com as seguintes comorbidades: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritimias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

A chefe do Núcleo de Imunizações da SES ressalta ainda que diante do cenário atual, é importante lembrar que não se chegou a 50% da cobertura vacinal de crianças entre 5 e 11 anos de idade. “Para a primeira dose temos 63,10% dessa faixa etária apenas com uma dose. A Paraíba tem doses disponíveis em todos os municípios e os pais e responsáveis podem se dirigir a uma das mil salas de vacina para atualizar a caderneta de vacinação destas crianças”, finaliza.

Ao longo dos próximos dias, a SES realizará capacitações para reforçar as orientações a respeito da vacinação das crianças menores de dois anos, lembrando que tanto a embalagem, quanto o imunizante são diferentes para cada faixa etária. A primeira distribuição será apenas para a primeira dose do esquema vacinal e as demais ficarão armazenadas na rede de frio do Estado, sendo as próximas distribuições em tempo oportuno.

Compartile:

Tags: