João Pessoa: 29 de março de 2024

Descrição e pecularidades da favela são temas do Câmara Aberta desta terça

Publicado em: 8 de novembro de 2022

Desde 1900, o dia 4 de novembro é conhecido como o Dia da Favela. Esse termo apareceu pela primeira vez em um documento oficial, em 4 de novembro de 1900, numa referência ao Morro da Providência. E no programa Câmara Aberta desta terça-feira, 8, Michelle Souza vai tratar sobre a riqueza, diversidade, preconceitos e a origem desses agrupamentos sociais com a socióloga Tiana Borba. Ela é doutoranda em Sociologia e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No Câmara Aberta você vai saber que o número de favelas dobrou no Brasil nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que o Estado da Paraíba é o que menos concentra este tipo de ocupação na região Nordeste. E quando tratamos da realidade estadual, Bayeux é o município com maior quantidade de domicílios instalados em favelas.

Além disso, o programa explica que nem toda periferia ou comunidade é favela, além de explicar se o termo pode ser usado sem incorrer em discriminação.

O Câmara Aberta vai ao ar nesta terça-feira (8), às 19h30, com reprise durante a programação da TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net), e no canal do YouTube da emissora (/tvcamarajp).

Compartile:

Tags: