É preciso fazer a passagem no tempo e do tempo!!!!

31/12/2017 14h00 - Por: adm
 
Escreva aqui a legenda da foto

A mitologia grega nos presenteia com o deus Cronos, titã do TEMPO e filho de Urano e Gaia,e nela a consciência de que o tempo é algo intrínseco a existência humana e seus desvaneios são importantes, no passo a passo que damos.

Sobre o fator TEMPO, religiões e agrupamentos humanos, na história, apossaram-se dessa realidade, aproveitando as transformações que entrelaçam os becos da nossa existência – no ontem e no hoje -no espaço de poeira cósmica e procurando dar um significado mais transcendenteàquilo que vem na eternidade.

Assim, a partir da FÉ em Abraão e na continuidade do chamado de MOISÉS, muito além do tempo em si, começou-se a experimentar uma outra realidade, embora bem anterior a Abraão, que é a necessidade da PASSAGEM. Mas, repito, o TEMPO, inclusive, marca nos evangelhos, por exemplo, a autenticidade de seus escritos, por isso que, na celebrações da fé católica, nos evangelhos, insiste-se em dizer "Naquele tempo........."

Porém, associado a tala fato, temos a PASSAGEM. Até o JUDAISMO - no termo hebraico pesach – E O CRISTIANISMO foram sapientes em dizer que aquela simbolizava a PASSAGEM pelo mar vermelho e da libertação escrava (prenúncio do Batismo) e este último como a PASSAGEM da morte para a vida(RESSURREIÇÃO).

Muito embora não seja de propriedade das duas RELIGIÕES bimilenares, a PASSAGEM em si é inevitável ao cotidiano, pois nos impulsiona a sair da casulo de nosso EU para viver uma MATAMORFOSE constante, exigindo, inclusive deste escritor, a capacidade de passar das fases da pseudo ignorância a busca pela verdade, que inquieta a alma. É bem verdade que para muitos, inclusive para este escritor, a verdade tem um nome: JESUS CRISTO. Mas, sabemos que para outros não há essa aceitação de uma verdade resumida numa pessoa, quiçá uma PASSAGEM.

Portanto, se a larva precisa PASSAR para a fase da borboleta; se para a criança é urgente, ao crescer, PASSAR para as fases vindouras - sem ser um pueraeternus – quanto mais eu e você, caro leitor, no ano que começa, precisamos passar da ignorância, p. ex, politica, para vislumbrarum futuro menos doloroso para a vida publica do Brasil; precisamos passar para uma experiência religiosa menos agressiva a uma que consiga "ver no outro o rosto humano de Deus " ( Papa S. J. Paulo II) e PASSAR daquilo que não me deixa ver esperança na vida e naquele que é meu próximo, para a fase da possibilidade de construir "pontes ao invés de muros" (Papa Francisco – 2017) e poder FAZER UM 2018 DIFERENTE.

Então não tenha medo, FAÇA DE SEU 2018 UMA PASSAGEM PARA A FELICIDADE, ORGANIZE E PLANEJE SEU TEMPOFAZENDO, PRIMEIRO, O OUTRO FELIZ (sentido de ALTERIDADE) E, SEGUNDO, VOCE!!!

JOÃO PESSOA, 31 DE DEZEMBRO DE 2017

RINGSON MONTEIRO DE TOLEDO

ADVOGADO-FILOSOFO

ringoadvogado@hotmail.com

 

Envie seu Comentário